Merendas Saudáveis


Olá mamães! 

Em minhas andanças pela internet, me deparei com uma pesquisa alarmante sobre alimentação infantil realizada entre as crianças gaúchas. Trata-se de um estudo realizado pela Sra. Márcia Vitolo, professora do Núcleo de Pesquisa em Nutrição (Nupen), da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre, e foi publicado em junho pelo European Journal of Pediatrics.


Essa pesquisa revela que o consumo elevado de sódio, presente no sal, já produz alterações na
pressão arterial entre crianças de apenas três e quatro anos. Para a pesquisa, foram testadas 331 crianças de São Leopoldo, que vêm sendo acompanhadas desde o nascimento. Entre elas, 5,2% apresentaram pressão arterial elevada. A pesquisa detectou que, quanto maior a presença de sódio na dieta, mais alta era a pressão.

A precocidade dos problemas decorrentes da má alimentação apareceu também em um trabalho realizado pela pesquisadora em Porto Alegre, com um grupo de 600 crianças de dois e três anos de idade.
Foi constatado excesso de peso em 35% delas — índice impensável uma década atrás!

Pesquisando melhor sobre o assunto, achei um manual elaborado pelo Ministério da Saúde sobre merendas e resolvi compartilhar aqui com vocês!

O manual traz dicas diretas, práticas e simples para elaborarmos merendas nutritivas para nossos filhotes!  http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/manual_cantinas_escolares_saudaveis.pdf

Separei esta lista aqui para vocês:


Este manual explica que o lanche deve corresponder entre 10% a 15% das necessidades calóricas diárias da criança e do adolescente, ou seja:

- 250 a 300 calorias para crianças de 4 a 6 anos;
- 300 a 350 calorias para crianças entre 6 e 9 anos;
- 350 a 450 calorias para os adolescentes (12 a 18 anos).

O manual também orienta a evitarmos oferecer sorvetes, doces em geral, chicletes, chocolates, bombons, pirulitos, salgadinhos em pacote, refrigerantes, sucos artificiais, frituras em geral, alimentos embutidos, catchup, mostarda e maionese.

É isso aí, meninas, força na peruca e muito foco na saúde dos nossos filhotes! 

Beijos

Sigrid.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busca

Já curtiu?

receba por e-mail

Inscreva-se e receba as atualizações por e-mail:

Parceiros

 
 
 

Entre em contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog

Já Passaram por Aqui!