Elogios demais?


Uma coincidência absurda aconteceu dias desses.

Por algum motivo me peguei pensando em como dosar o EGO do Arthur.

Esses dias me peguei pensando que eu elogio muito ele. Qualquer coisa certa que ele faz eu digo um “muito obrigada” super entusiasmado, “bate aqui”, “high Five”, sei lá, eu sou uma mãe feliz e coruja.


Mas me peguei pensando: será que não estou criando um serzinho dependente de elogios? Quando ele for adulto, será que ele não se sentirá frustrado e desmotivado se seu chefe, seu colega, sua professora ou sua esposa não fizer isso o tempo todo????????????

Também me peguei pensando: daqui a pouco ele aprende a escrever, bah, o que eu digo??? “Parabéns, tu é O CARA!” Será???? Aí ele aprende a somar e diminuir, eu digo o quê? “Tu é o máximo?”. Embora eu realmente PENSE isso dele, porque sou a mãe dele, ora bolas, acho que não será saudável passar essa ideia para ele, de que ele é O melhor.

Escrevendo isso dá a impressão de quão obvio e ridículo é isso, “como uma mãe vai colocar na cabeça do filho que ele é o MELHOR?” Pois é, mas isso pode passar despercebido, tamanha nossa vontade de fazer o MELHOR para nossos filhos, queremos eles felizes, empolgados e orgulhosos de suas conquistas.

Ok, eu estava pensando EXATAMENTE nisso, quando, NO MESMO DIA, vários amigos meus começam a compartilhar esse texto no Facebook:


Eu confesso que eu fiquei um pouco chocada com a coincidência... Então o meu feeling estava certo... e mais atual do que nunca... existe UMA GERAÇÃO (na qual eu me incluo) sofrendo com isso. E eu, inconscientemente, estava começando a repetir os erros dos pais desta geração. Erros que na época pareciam muito mais acertos (absolutamente certo, eu diria), mas que, se pensarmos bem, não faz tanto sentido assim.

Nossos filhos são especiais? Para NÓS sim... Para o mundo? Uma pena, mas creio que infelizmente não são... terão que provar isso todos os dias para a professora, para o chefe, para o cônjuge. Nada na vida cai de mão beijada. 

Sobre o texto, eles vão começar do ZERO suas carreiras e serão tão especiais como todos os outros jovens. Vão concorrer com outros jovens tão bem preparados que eles (ou mais, ué, como podemos saber?) e terão que mostrar seus diferenciais AO LONGO da vida, e isso não será regado a elogios e aplausos, muito pelo contrário, são muitas as cobranças, muitos os prazos, muitas as avaliações, muitas as críticas, para que então UM ou OUTRO elogio ocorra.

Que coisa difícil de dosar, hein???

Gurias, eu não tenho a resposta. Eu me deparei com o “problema” agora. Mas com certeza eu tenho um tema de casa: dosar melhor meu orgulho e minha empolgação nos feedbacks, justamente porque a FELICIDADE dele é minha prioridade. Parece contraditório, né?!!!

PS: UPDATE IMPORTANTE: Leiam essa reportagem: http://revistaepoca.globo.com/ideias/noticia/2012/07/turma-do-eu-me-acho.html É ou não é um assunto relevante?!

Gurias, acho que a lição que fica é: guarde segredo sobre o quanto seu filho é precioso. Inclusive dele mesmo. Pena, mas é para o bem dele!!! Beijo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busca

Já curtiu?

receba por e-mail

Inscreva-se e receba as atualizações por e-mail:

Parceiros

 
 
 

Entre em contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog

Já Passaram por Aqui!