Ansiedade de Separação - que bicho é esse?!



Como vocês sabem, meu docinho Bárbara está com 9 meses e muitas e muitas novidades. Risonha, gritoninha, aprendeu a engatinhar, se levanta apoiada, ama ficar em pé com apoio, adora seguir o mano Arthur, enfim, cada dia mais esperta. MAS, também tá mais chorosa, com falta de apetite e com muita, acreditem...MUITA... dificuldade para dormir. E depois da milésima noite mal dormida, resolvi falar sobre o tema ansiedade da separação. (foto Cris Tronco)



Pesquisando, descobri que é justamente na fase em que ela está que o bebê começa a tomar consciência de que ele e a mãe são seres distintos, e essa descoberta lhe traz angustia e medo. É importante ressaltar que para um bebê muito pequeno só existe aquilo que está no seu campo de visão, então quando a mãe não está ele pode realmente ficar em pânico

Já que as emoções da primeira infância são a base para a vida emocional do ser humano, é obvio que fui atrás de dicas sobre este momento, e eis aqui algumas que estou praticando lá em casa:

1) Evitar transferência de colo para colo – a Bárbara fica MUITO nervosa, o bichinho fica tenso mesmo. É mais fácil deixa-la no tapetinho com um brinquedo aí vem o pai ou a babá pegá-la. Dá super certo.

2) Manter fotografia da mãe próxima ao berço;

3) Se despedir do bebê ao sair, sempre dar tchau, não sair escondida;

4) Demonstrar confiança e alegria ao deixá-lo (haja encenação!);

5) Responder rapidamente ao choro do bebê (para mim isso é óbvio, estabelece uma relação de confiança);

6) Caprichar mais no carinho (o que não é nenhum sacrifício, vamos combinar);

7) Seguir a rotina de dormir sempre;

8) Brincar de se esconder e aparecer, brincadeira que ajuda o início da diferenciação que o bebê tem de ser separado de você;

9) Crie oportunidades de expor seu bebê a separações visuais breves, seguras e rápidas (brincar de esconder o rosto e logo reaparecer é ótimo, eles adoram!). 

10) Assobie, cante, murmure uma canção ou fale, de modo que seu bebê sabia que você ainda está por perto, mesmo que não possa te ver.


Do livro ‘No-Cry Separation Anxiety Solution: Gentle Ways to Make Good-Bye Easy from Six Months to Six Years’ de Elizabeth Pantley (Editora McGraw-Hill, 2010). Tradução: Andreia Mortensen Publicado originalmente na comunidade "Soluções para noites sem choro"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Busca

Já curtiu?

receba por e-mail

Inscreva-se e receba as atualizações por e-mail:

Parceiros

 
 
 

Entre em contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog

Já Passaram por Aqui!