Dica para vencer a chupeta

Filhos são completamente diferentes uns dos outros, não é mesmo? O Arthur nasceu muito tranqüilo. Já a Bárbara, nasceu com uma necessidade incrível de sugar. Lembro que ainda no hospital eu falei para o pediatra que ela tinha muita fome e ele me alertou que não era tanta fome assim, era necessidade de sucção.

Sem muito drama pedi para o marido comprar uma chupeta para recém nascido e já demos a ela. Realmente, ela ficava tranquilíssima, e chupava aquele bico com uma força inacreditável para quem tinha nascido a menos de 48 horas.



Dia da alta. Ela sugava o bico com uma força incrível. E eu estava nas nuvens com minha filha nos braços.

Fomos para casa e a minha preocupação era usar racionalmente o bico, e não oferecê-lo ao sinal do primeiro desconforto dela. Isso é difícil, mas recomendo.

Em todas as consultas mensais com o pediatra, eu tocava no assunto, ora questionava sobre prejuízos à arcada dentária, ora questionava em como detectar os sinais de que era realmente sucção a necessidade dela, e à medida que ela foi ficando maiorzinha, lá pelos 6 meses, eu questionava em técnicas para tirar o bico.

Sempre ouvi falar na dificuldade em retirar o bico e ficava muito preocupada com esse momento. Uma dica que o pediatra deu foi, à medida que a criança cresce, é não tornar o bico um acessório, “como enfeite de cabelo”. Ele disse que à medida que ela crescesse e caminhasse, a chupeta já não seria tão importante pois ela teria outros interesses e esse seria o momento ideal para retirar a chupeta.

Acontece que felizmente isso aconteceu quando ela começou a engatinhar (9 meses). Foi muito bom, pois enquanto ela ficava no bebê conforto, o bico ficava limpinho, pendurado na roupa ela. Mas quando ela aprendeu a engatinhar, o bico ficava arrastando no chão, então eu deixava em um lugar seguro para não ficar sujo. E aí o bico foi perdendo a importância, foi deixando de estar no campo de visão dela. Foi algo natural, então eu quero dar essa dica para as mães: aproveitem essa “janela” de oportunidade, seja quando aprende a engatinhar, seja quando aprende a caminhar, tirar o bico do campo de visão da criança, ajuda muito! Fica a dica.

À noite ela ainda usou mais umas semanas, mas também foi perdendo a importância e ela também perdeu o interesse.

Fico aliviada por ela ter deixado o bico antes de os dentinhos nascerem, feliz com minha menina, que já superou a fase da sucção e orgulhosa de mim mesma, que soube usar racionalmente a chupeta, sem extremos, sem drama. Enquanto ela precisou, não lhe foi negada, mas fiquei atenta o tempo inteiro e não perdi a oportunidade de ajudá-la a passar essa fase e partir para a próxima, de tantas outras que a vida lhe reserva! 


Um comentário:

Busca

Já curtiu?

receba por e-mail

Inscreva-se e receba as atualizações por e-mail:

Parceiros

 
 
 

Entre em contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog

Já Passaram por Aqui!