Engatinhando ela ganha o mundo!

Meninas!
Por aqui uma nova fase, tão maravilhosa quanto trabalhosa, se inicia, a Bárbara finalmente engatinhou!
Fase de fazer adaptações em casa e muita supervisão, o que requer muita energia da nossa parte, porque ela quer mexer em absolutamente tudo! Mas antes de eu começar a pensar em todo o trabalho que vem pela frente, vale a pena falar de todas as vantagens que os bebês que engatinham têm.


Conversei com o pediatra dela, li alguns livros, pesquisei pela internet e, de fato, essa fase é muito rica para os bebês, vale a pena os pais arregaçarem as mangas e irem ao trabalho. Vamos lá, abaixo eu listei algumas das vantagens em engatinhar:
* Engatinhar ajuda a desenvolver grupos musculares importantes das mãos, dos braços, dos ombros, além de fortalecer ligamentos, necessários para o aprimoramento de habilidades motoras finas. A articulação da base do polegar, em especial, é bastante estimulada. Todos esses ganhos são importantes para o desenvolvimento da escrita e da coordenação fina, por exemplo (UAU!!!).
* É nessa fase em que começa a andar sobre quatro apoios que a criança aperfeiçoa habilidades visuais, que envolvem a percepção espacial e de profundidade. Essas competências serão empregadas no momento de ler e escrever. "Ao pular a fase de engatinhar, aumenta a probabilidade de a criança apresentar dificuldades futuras, principalmente na aquisição da leitura, escrita e cálculos", diz Quezia Bombonatto, presidente da Associação Brasileira de Psicopedagogia.
Engatinhar não representa apenas um ganho de motricidade, mas a entrada em uma nova etapa do desenvolvimento neurológico. "Quando uma criança começa a engatinhar, o movimento repetitivo ajuda a estimular as conexões dos neurônios, permitindo que o cérebro possa controlar processos cognitivos, como a concentração, a compreensão e a memória", declara o pediatra Daniel Becker.
*  A criança que engatinha fortalece a coluna, ganha equilíbrio e aprimora a coordenação motora geral, tudo isso antes de andar. "É a primeira atividade do bebê que envolve a alternância de braços e pernas, em movimentos simétricos. A coordenação entre os hemisférios esquerdo e direito do cérebro é trabalhada, e o bebê processa a visão e o movimento ao mesmo tempo. Assim, ele se prepara melhor para ficar de pé, caminhar, correr e praticar esportes", diz Becker.
* Um bebê engatinhando constrói autoconfiança e toma suas primeiras decisões. Aprende quando desacelerar, ir mais rápido e quando investigar os obstáculos em seu caminho. "É melhor e mais natural fazer isso engatinhando. Em pé, é mais difícil e, se a criança cai, machuca-se mais", fala Becker.
Dicas para fazer nossos bebês engatinharem:
Bebês a partir de seis meses já podem ser estimulados a se deslocar em superfícies seguras, firmes e quentinhas, como um chão de madeira ou um tatame feito com peças de EVA ou borracha. "A melhor maneira de motivar a criança a se movimentar é abrir espaços livres de obstáculos e deixá-la à vontade para explorar", diz o pediatra Daniel Becker.
Colocar o bebê de bruços ou sentado, com brinquedos à sua frente, é uma estratégia para incentivá-lo a se deslocar. "Primeiramente, a criança arrastará o corpo na direção do objeto e só depois se arriscará a engatinhar", afirma  o neurologista infantil Saul Cypel, consultor da Fundação Maria Cecília Souto Vidigal.
* No início, coloque os brinquedos próximos à criança e vá aumentando a distância gradualmente. "O bebê precisa achar que consegue chegar até o que ele deseja, para se sentir motivado", diz o pediatra Luiz Guilherme Araujo Florence, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo.
* Outra dica para estimular o bebê é o adulto se colocar à frente dele e chamar sua atenção, segurando ou não brinquedinhos dos quais ele goste.
Fonte: Mulher Uol

Um comentário:

  1. Oi Sigrid,
    Muito bom saber disso tudo, por aqui tenho o Davi de sete meses, devido a reforma da casa e muita poeira, só agora ele tem ido ao chão, ainda não senta, mas estou ansiosa por cada novo passo que os pequenos alcançam, amo registrar cada nova atividade dele.
    Obrigada por compartilhar isso com nós!
    Grande beijo!
    Vanessa Oliveira.

    http://costurandonuvens.wordpress.com/

    ResponderExcluir

Busca

Já curtiu?

receba por e-mail

Inscreva-se e receba as atualizações por e-mail:

Parceiros

 
 
 

Entre em contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog

Já Passaram por Aqui!