O Extremismo Materno

Quem frequenta sites (blogs, redes sociais) já se acostumou àquele perfil de mães radicais e intolerantes em suas opiniões:

-Fez cesárea? É desinformada.

-Não amamentou exclusivamente? É preguiçosa e desnaturada.
- Não parou de trabalhar? Terceirizou o filho.

-   - Deu bico? É negligente... e por aí vai... 


P   Para começo de conversa, eu acho que quem está feliz com a sua vida não tem tempo de julgar os outros. Ou seja, se tem tempo para patrulhar a maternidade alheia, não deve estar tããããão feliz assim.


E outra, não vou ficar aqui discorrendo sobre o quanto minha vida é maravilhosa nem reiterando o quanto sou feliz com as opções que fiz, porque:
- Primeiro: ninguém me perguntou (já começa por aí);
- Segundo: o que serve para mim pode não servir para outras mães (o sol não gira em torno do meu umbigo, alouuu);  
- Terceiro: tenho minha carreira, meu marido e meus 2 filhos como prioridade, não sobra nem tempo para bradar aos 4 cantos como minhas escolhas foram as melhores;
- E, por último, mas não menos importante: NÃO HÁ ESCOLHA SEM RENÚNCIA. Então, na hora de discorrer sobre como suas escolhas foram perfeitas, lembre-se: você só engana a si própria.

Eu noto que esse perfil é mais comum nas mães de bebês pequenos e novinhos. Acho que com o passar do tempo vão caindo na real de que não existe mulher maravilha. Mas mesmo assim, os julgamentos continuam, ainda que de forma menos acentuada, pois o perfil taliban não desapareceu completamente!

Esse perfil materno impressiona pela arrogância e pela falta de humildade, que usam seu tempo para perseguir e hostilizar outras mães cujos comportamentos consideram “inferiores”.

Alterno entre a estupefação e o medo. Muito medo.
Vai que seja uma extremista radical islâmica em forma de mulher-bomba né???










2 comentários:

  1. Perfeito.
    Acho que este patrulhamento quase que naturalista é pura moda.

    ResponderExcluir
  2. Faço minhas as suas palavras, Sigrid! E tem mais, penso que estas mães que param para julgar as outras mães não só são mães de bebês novinhos, mas são mães de um filho só. Para ter tempo de criticar se uma determinada mãe tem que recorrer a uma papinha artificial (não é a melhor coisa do mundo, mas que quebra aquele galho!) ao invés de chegar do trabalho mega cansada e ainda ter que preparar papinhas super elaboradas, uma para cada filho, é porque tem tempo para isso (fazer papinhas mega elaboradas e criticar as mães que não tem este tempo).

    ResponderExcluir

Busca

Já curtiu?

receba por e-mail

Inscreva-se e receba as atualizações por e-mail:

Parceiros

 
 
 

Entre em contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Arquivo do blog

Já Passaram por Aqui!